Você está visualizando atualmente Como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade

Olá, tudo bem!?

Já faz um tempo desde que nos falamos dá última vez. Iríamos fazer uma matéria por semana, mas as coisas estão meio corridas por aqui (graças a deus), por esse motivo, vamos lançar uma matéria a cada 15 dias por enquanto.

Na matéria de hoje, iremos falar sobre um problema que afeta pessoas do mundo inteiro, a ansiedade, então se você sofre dessa doença ou conhece alguém que sofre, e quer saber como controlar ela e ter uma vida mais plena e leve, vem com a gente.

Como controlar a ansiedade

Um mal que afeta quase a todos

Vivemos rotinas agitadas hoje em dia, temos que nos “dividir” para dar conta de tudo, trabalho, estudos, filhos, cuidar da casa, criar tempo para os amigos e familiares, parece que não temos tempo para nada, inclusive para cuidar de nós mesmos. Essas pressões do dia a dia nos fazem ficar ansiosos, nos sentimos tensos, surgem dores de cabeça, tensão muscular, dores no estômago, parece que vivemos com uma sensação de constante ameaça, mas as coisas não precisam ser assim, existem diversas técnicas para ajudar você a vencer essa doença que afeta tantas pessoas pelo mundo, e hoje vamos lhe ajudar nessa jornada.

Como controlar a ansiedade

5 atitudes para ajudar a controlar a ansiedade

 Meditação:

A primeira dica de atitude que trazemos para vocês é a meditação. Arte milenar, que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos, e não se engane, meditação não tem nada a ver com religião ou coisas místicas, já foi comprovado cientificamente que é uma técnica benéfica, que foca no momento presente, foca nas sensações de seu corpo, ajuda a controlar a respiração, a qual controla seu sistema nervoso, então com um pouco de esforço, em poucas semanas você já sentira os benefícios dela, você vai se sentir mais calmo, mais presente e até mesmo mais alegre.

Dica de livro sobre meditação…

Um livro que indicamos sobre o assunto é “Atenção Plena” do autor “Mark Williams”, nele você encontrará dicas práticas e poderosas sobre essa arte milenar que lhe ajudarão muito no combate a ansiedade.

Se desconectar um pouco:

Dica dois, é se desconectar um pouco das redes sociais. Muita gente passa horas e horas em frente as telas de celular, acompanhando a vida de famosos e conhecidos, e todos sabem que nas redes sociais, as pessoas mostram apenas o “lado bom” de suas vidas, então quem acompanha demais as redes, começa achar que a vida dos outros é melhor que a sua, que tudo é maravilhoso, que todo mundo é feliz, e apenas ela que não. Mas isso está longe da realidade, todos enfrentamos problemas, temos compromissos, e coisas a fazer, apenas não mostramos essa realidade nas redes sociais. Então se desconecte um pouco, cuide de seus afazeres, cuide de você, faça coisas que você gosta e que melhorem sua autoestima, aproveite a companhia das pessoas que te amam e querem seu bem. Isso lhe fará um bem enorme, acredite, a vida de verdade, acontece fora das redes sociais.

Exercício físicos:

Uma prática poderosa contra ansiedade, são exercícios físicos moderados. Eu sei, talvez você não goste de ir à academia, e está tudo bem, existem muito outros exercícios que você pode fazer, gastando uma quantidade razoavelmente pequena, um grande exemplo é caminhar, uma caminhada de 30 minutos por dia já é extremamente benéfica a sua saúde, e você só precisara de um tênis apropriado para isso.

Aconselhamos você a se consultar com um médico antes de realizar qualquer exercício físico, queremos que tudo seja feito de maneira correta, para que sua saúde física e mental seja cuidada da melhor forma possível.

Tenha uma rotina:

Quarta dica que damos é, tenha uma rotina bem organizada. Um dos sintomas de quem tem ansiedade, é a sensação que tudo está uma bagunça, um caos, que nada da certo, então estabelecer uma rotina irá lhe ajudar muito no combate a ansiedade. Tenha horários bem definidos para tudo, hora de acordar, exercícios, alimentação, estudos, trabalho, lazer, hora de dormir. Tendo o controle dessa rotina, você evitará procrastinar demais em suas tarefas, e conseguirá fazer mais coisas com mais qualidade e em menos tempo, o que evitará que você fique sobrecarregado com as tarefas que tem para fazer. Quando você não tem uma rotina definida, você acaba esquecendo de fazer algumas tarefas, o que acaba gerando acúmulo das mesmas, e consequentemente mais ansiedade.

Então escreva em um caderno ou aplicativo de notas em seu celular, e crie uma rotina saudável para você, mas não se esqueça de deixar um tempo para lazer, afinal ninguém é de ferro, e precisamos fazer coisas que elevem nossa autoestima.

Não seja tão exigente consigo mesmo:

A última dica que trazemos para você é, não seja tão exigente consigo mesmo. Ninguém é perfeito, e cada um tem seu próprio tempo, cada um tem seu caminho para trilhar, não se compare tanto com os outros, o processo de amadurecimento é diferente de pessoa para pessoa, ninguém é obrigado a ser famoso, ou ter sua vida resolvida até os 25 anos. Estude, trabalhe, batalhe pelos seus objetivos, mas também tire um tempo para relaxar, estar com amigos e entes queridos.

Muitas vezes nos cobramos demais pelo que não temos, e esquecemos de agradecer tudo que já conquistamos. Então lute pelos seus objetivos, mas não se esqueça, não somos de ferro, e precisamos de um tempo para relaxar, não fique se cobrando tanto.

Dica extra:

Se as dicas acima não resolverem… Se você sentir que mesmo colocando em prática, as dicas não resolverem, e você continuar se sentindo ansioso, procure ajuda médica, não há vergonha nenhuma nisso, procure um profissional que irá lhe ajudar com um tratamento adequado. Cuide de sua saúde, cuide de você.

Gostou da matéria, então não deixe de comentar embaixo. Dê dica para novas matérias, compartilhe, opine, será um prazer saber o que vocês pensam. Até mais e ótima semana a todos.

Se quiser nos acompanhar, seguem nossas redes sociais

instagram.com/artescarvalho2020

facebook.com/artescarvalho2020

Conheça outras matérias do blog!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.